Naninha, objeto de transição para soninho do bebê
- Rubia Mohr

- 17 de set.
- 2 min de leitura

A hora do soninho pode ser bastante desafiadora para os pais e também para o bebê, isso ocorre por diversos fatores, seja por excesso de estímulo no período, seja por um medo natural do bebê que se sente sozinho, cólicas, etc.
É comum usar uma naninha, um objeto de transição para o soninho do bebê, prática que é segura após o quarto mês, já que oferecer esse objeto antes pode ocasionar sufocamento. Esse objeto, normalmente um paninho ou um bichinho de pelúcia deve ter no início por regra o cheiro da mãe ou do cuidador principal, afinal o objetivo é que o bebê tenha a sensação de continuar próximo da mãe ou cuidador principal.
Aqui vale uma observação muito importante, já vi pessoas colocando o perfume que usa na naninha para o bebê ou a criança, essa prática é altamente contraindicada por pelo menos três motivos:
Primeiro porque os perfumes (exceto os naturais) tem compostos sintéticos que são disruptores hormonais e tem alto potencial alérgico.
Segundo porque o cheiro que o bebê está procurando para se regular, é o cheiro natural da mãe ou cuidador principal.
Terceiro pois alguns compostos podem ser estimulantes e acabar deixando o bebê mais acordado, isso vale inclusive para perfumes naturais.
*Aqui um link de uma notícia sobre o assunto. https://www.businessinsider.com/teenage-girl-dies-inhaling-aerosol-deodorant-2023-1

O ideal é ter 2 objetos de transição e, antes de oferecer ao bebê, manter o objeto junto a sua pele por um tempo suficiente para que seu cheiro fique um pouco impregnado. No início essa prática é fundamental para que faça sentido para o bebê, depois de um tempo já não é mais necessário já que o objeto em si já estará vinculado a situação e não mais o cheiro.
A partir desse momento, cerca de um mês depois de iniciar o uso, você poderá ampliar o uso desse objeto, a naninha, para isso eu desenvolvi um perfume 100% natural, o Perfume de Naninha, pensado para trazer conforto, estimular ocitocina, reduzir sensação de dor, proporcionar equilíbrio emocional para o bebê, auxiliando no sono, ou auxiliando o bebê a se regular em momentos desafiadores.
O perfume tem na sua composição óleos essenciais de Baunilha, Bergamota, Lavanda e Laranja.
Seu aroma docemente envolvente sem ser enjoativo já que tem notas cítricas e florais.
A forma de uso para bebês é borrifar na naninha ou numa ponta da coberta ou paninho, agite uma ou duas vezes para evaporar qualquer excesso de álcool, e então coloque próximo do bebê, sem precisar encostar no nariz. Ao inalar o ar próximo as moléculas dos óleos essenciais vão permear o sistema olfativo e chegam rapidamente no sistema límbico, conhecido como sistema emocional.
Também pode ser usado como perfume pessoal do bebê ou da criança, sugiro borrifar na roupa, mesmo sendo 100% natural, já que a base utilizada contém álcool de cereais e as crianças são mais sensíveis a esses compostos ou, opte por borrifar à distância e longe do rosto.

Um sono de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do bebê e para consolidação do aprendizado das crianças, entre diversos outros fatores. Comente se você gostaria de saber mais a respeito.





Comentários