top of page

Alergias Respiratórias, acabe com elas

Primavera chegou e tem gente que já se arrepia só de ouvir falar por conta das alergias respiratórias.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que sofre com alergias respiratórias, na primavera ou em qualquer das estações, me acompanha no texto abaixo onde vamos investigar com curiosidade de onde elas partem no corpo, por que ocorrem e até buscar opções efetivas para eliminar elas, ou pelo menos reduzir drasticamente.


Mulher com coriza ou alergia respiratória

O nariz é mesmo incrível e é nele, principalmente, que se inicia o processo de alergia respiratória.  Espia só todos esses detalhes em um pedacinho tão pequeno comparado a todo o corpo, e que abriga um sentido que é um dos mais importantes para sobrevivência.

Não precisamos ver um perigo, nem estar tão perto assim dele para saber que existe quando nosso faro detecta um odor que remete a cheiros.


Hoje nosso repertório de odores de perigo são cheiros como de fumaça, de barata, de podre, de insetos, de mofo…

E aí entram as reações conhecidas como “Alergias respiratórias”. Interessante observar é considerada Alergia respiratória, uma resposta excessiva ou reação exagerada a um agente “normalmente inofensivo”.


Sou do clube que acredita que esse corpo é sábio demais para gastar energia desnecessariamente para uma reação exagerada a algo inofensivo. Afinal, poluição do ar, mofo, pelos de animais, ácaros, substâncias químicas (em especial as de perfumes, amaciantes, sabão e afins) te parece inofensivo?


Se olharmos pela ótica da sobrevivência, nosso corpo tem armazenado milhares de anos de informações sobre o que faz bem e o que não faz, então se automaticamente nosso sistema reage negativamente a uma substância é um alerta, não para tomar um antialérgico, mas, um alerta para se afastar daquilo que causou a reação.


Uma curiosidade, você sabia que o nariz aprende a sentir perigo, registra a informação e inclui no DNA? Isso mesmo, por conta de variações genéticas algumas pessoas podem sentir o cheiro de uma substância chamada trimetilamina que dá o cheiro característico da barata.


Se o corpo é tão sábio a ponto de aprender e registrar geneticamente uma informação de perigo, por que deveríamos ignorar essa informação e lutar contra?


Tudo bem que no nosso modo de vida atual é bem difícil se afastar desses agentes alérgenos já que a poluição está em toda a parte; o mofo é muito comum; passamos a ter animais de estimação cada vez mais perto; ácaros são invisíveis e onipresentes; pólen se prolifera sozinho; substâncias químicas de cheiros está em quase tudo o que usamos. Então poderíamos dizer que não tem mesmo como viver sem antialérgico.


O problema é que o antialérgico ou melhor anti-histamínico atua bloqueando as respostas de alerta do corpo. Eles não resolvem o problema, deixam o corpo sem sinal de alerta e ainda vulnerável ao agente causador. É como tirar o olfato de um cego no meio de um incêndio, ele não sente o cheiro da fumaça e permanece ali sendo intoxicado.


Criança com alergia respiratória

Claro que sabemos que ao tratar uma pessoa com Alergia Respiratória o profissional sempre vai indicar se afastar do agente causador, mas como fazer isso naquele item da lista de potenciais alérgenos que diz “odores fortes”, “emanações químicas”, “perfumes e colônias”, etc. todas denominações para falar de um pool de ingredientes sintéticos secretos, porque não se vê essa lista de ingredientes em lugar nenhum, mas esses ingredientes compõe as fragrâncias ou fixadores de perfumes.


Para resolver então, eliminar da vida tudo o que tem cheiro que não é natural (de verdade). Isso inclui o Shampoo, o Perfume, a enorme lista de produtos de limpeza como detergentes, amaciantes, desinfetantes, além da imensa maioria de produtos de skincare, difurores de ambiente, etc.


Tudo bem, é difícil mesmo, você pode ir aos poucos, partindo daqueles que causam maior incômodo no nariz, só por favor, não ignore o fato de estar coçando o nariz, irritando os olhos, provocando espirro. Afinal a gente se acostuma, até ao desconforto e logo poderá nem perceber mais que está se deixando afetar por esses agentes.


Dê preferência para tudo o que é natural, quanto menos processado melhor e busque alternativas ancestrais para as coisas do dia a dia, afinal os egípcios são conhecidos por seus cuidados com a pele e perfumaria e naquela época não existiam os compostos sintéticos. As casas também eram limpas e as roupas cuidadas em épocas onde a natureza nos servia mais diretamente, busque alternativas menos industrializadas.


inalação a vapor com óleos essenciais

Se você gostou dessas sugestões, será um prazer compartilhar com você algumas das possibilidades que a Sinergëtica tem para acalmar as alergias respiratórias e para substituir alguns dos itens que podem causar elas, como por exemplo os perfumes naturais.


Você pode baixar um e-book com receitas naturais que usam óleos essenciais e poderá encontrar opções de perfumes naturais na loja.

 
 
 

Comentários


bottom of page