top of page

6 Causas de Dor Muscular e Como Tratar

Atualizado: 16 de out. de 2022

Excesso e falta, poderíamos dizer em síntese que essas são as causas das dores musculares. O intuito aqui é expandir, muito além das palavras, ir ao que leva a elas a partir das ações e pensamentos, como elas apareceram na vida e por fim formas de tratar, tanto física quanto emocionalmente. Afinal o corpo e a mente estão tão conectados que o que um faz o outro sente e vice-versa.


Ao longo dos posts desse blog você vai se familiarizando com os conceitos da psicossomática e encontrará muitas conexões com sua própria saúde e/ou de pessoas próximas a você. Para ter um bom aproveitamento a dica é, esteja atenta(o), conectada(o) consigo e com o que se passa no momento presente.


Então vamos falar de Dor Muscular, foi para isso que você veio parar aqui. O tecido muscular constitui cerca de 40% de toda a massa corporal, ele tem duas grandes funções: Permitir o movimento do corpo através da força do tecido muscular; permitir a estabilização do corpo parado. O tecido muscular precisa de nutrientes vitais para manter o bom funcionamento e de uso e aqui começam alguns problemas.



ree


Começamos com “excesso”, que pode ser:


* Excesso de exercício, comumente acontece quando quer ganhar ou recuperar um tempo perdido de exercícios e aumenta a carga ou a quantidade de exercício para ter um resultado mais rápido, nesse ponto, conhecer os limites do próprio corpo é fundamental, assim como dar tempo ao tempo e buscar resiliência.


* Excesso de suplementação, como creatina, whey, BCAA, Glutamina e outros suplementos que podem sim ser ótimos aliados desde que usados com a indicação de profissional capacitado. Para evitar esses excessos é importante fugir de modismos, e entender que a fábrica química natural do organismo é muito precisa, se algo for colocado em excesso vai afetar o conjunto, a maioria desses suplementos em excesso causam problemas renais e hepáticos ou afetam a distribuição de outros aminoácidos.


* Excesso de Ego ou de confiança, quando seu coração sabe que a carga é além da capacidade, mas, por capricho ou por status faz algo como levantar algo pesado, levar alguma coisa, ir além só para “parecer” que dá conta, depois, ou até na hora o tecido muscular pode deixar claro que foi um exagero.


* Excesso de responsabilidade, sejam no trabalho ou na vida familiar acumular responsabilidades, tomar atividades para si além do que dá conta gera peso emocional e consecutivamente peso para o corpo e os músculos que tentem a ficar rígidos gerando muita dor. Para esse caso é de extrema importância conhecer suas capacidades e limites, e principalmente saber dizer não.


ree

Todos esses exemplos de excesso causam dor e mostram um padrão de comportamento de alguém que usa o corpo físico para além da sua função, mostra uma busca de compensação no físico de algo que sente faltar ou ser mais fraco do que gostaria, esse tipo de comportamento pode surgir por uma situação vivida, pode ser um padrão herdado, pode ser apenas aderência para fazer parte de uma moda.


Passamos a “falta”, que pode ser:


* Falta de exercícios, seja por uma vida sedentária com escolhas cômodas, ou por falta de tempo (ou de gestão dele) para fazer exercícios, pode ser por não gostar de academia ou de suar. Entender que exercícios são movimentos repetidos e conscientes que trabalham determinados grupos musculares e que eles podem ter diversas formas como musculação, caminhadas, yoga, pilates, natação, corrida, dança, ciclismo, e muitos outros, e que você pode escolher qual será mais prazeroso para você pode te ajudar a sair dessa falta.


* Falta de nutrientes, pode ser por ter uma alimentação pouco variada, por escolher comidas muito industrializadas ou mesmo por ingerir menos do que deveria. Sem ingestão de uma grande variedade de alimentos o mais natural possível, escolhidos conscientemente para suprir as necessidades metabólicas, precisará de suplementação que poderá ser necessária mesmo com uma alimentação variada se o gasto for maior que o ingerido.


* Falta de ânimo, que gera apatia ou inação, na maioria das vezes essa falta decorre de problemas como depressão, problemas hormonais, mas também pode acontecer pelo simples fato de ter “tudo à mão” e não precisar se esforçar para nada, não tendo motivação para o movimento. Essa apatia faz com que os músculos atrofiem, percam força e trazem dor.


ree

Todos esses comportamentos mostram faltas emocionais, falta de confiança, de amor-próprio, de sentido para vida, de coragem, de entusiasmo. Encontrar apoio e incentivo emocional certamente ajudará a encontrar a motivação para suprir essas faltas, e para garantir que não será apenas um dia ou uma semana de ação, essa motivação deve vir de dentro, de algo seu.


Todas essas questões podem ser trabalhadas na terapia e, para apoiar nesse processo seja sozinho ou com terapia, fica a dica de uma sinergia em creme que atua tanto física quanto emocionalmente na dor muscular. https://www.sinergetica-oe.com.br/product-page/sinergia-em-creme-dor-muscular


Para saber mais sobre o poder dos óleos essenciais para dor muscular poderia se interessar nos artigos científicos publicados, veja: Portal .periodicos. CAPES - Acervo


Comments


bottom of page